sexta-feira, 18 de março de 2011

Procurando emprego? então, R.U.A.!!!

sydneyoliveira.xpg.com.br
Ah, claro! definitivamente você tem que se mostrar. Seguindo os velhos e manjados "conselhos básicos" (currículo bem elaborado, tranquilidade, networking, blá, blá e blá), vá a caça!
Mas não é bem sobre isso que estou falando. Este "R.U.A." (note os pontinhos entre as letras) são as iniciais dos 3 requisitos essenciais para o profissional moderno, esteja ele empregado ou não. Mas é no caso dos desempregados que eles fazem uma diferença maior.
O R é de "reposicionamento", que é a arte de observar, analisar, combinar e redistribuir tudo o que você é. Mais ou menos como redecorar a sala de casa. Liste tudo o que você sabe, separe o que pode ser aprimorado do que precisa ser descartado, escolha o que mais te faz sentir bem e dê prioridade a isso. Adote uma postura condizente com o tipo de cargo que você pretende. Não é muito proveitoso ir de terno procurar emprego numa loja de material esportivo.
O U é de "utilidade". É incrível, mas a maioria de nós tem mania de guardar coisas totalmente inúteis na expectativa de que elas nos sirvam, um dia. Com relação à carreira profissional isso não é diferente. Muitas vezes deixamos de fazer coisas úteis apenas para ficarmos perto de alguém que pode um dia nos "servir". Utilidade é simplesmente você servir primeiro. Um dos métodos mais eficientes é o serviço voluntário. Para treinar isso, comece procurando maneiras de ajuda as pessoas ao seu redor.
O A é de "atualização", que fecha o ciclo. Ciente de tudo o que você pode oferecer e pronto a ajudar, é hora de você comprar umas revistas na sua área, participar de feiras de profissões (geralmente realizadas pelas universidades) e palestras (existem toneladas de palestras gratuitas por aí), fazer cursos gratuitos pela internet e conhecer gente na sua área.
Reposicionado (limpo e consciente), útil (disposto e atento) e atualizado (renovado e antenado), é hora de ir para a rua (agora sim, aquela que você pensou no começo). Certamente você já leu o post sobre currículo, não é?
À propósito, eu comentei sobre a "técnica do ônibus"? Amanhã eu falo disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário