sábado, 2 de abril de 2011

Vendedor tem que ser D.E.Z.

sydneyoliveira.xpg.com.br
Muita gente já conhece a história do "todo mundo, qualquer um, alguém e ninguém". Eu vou propor uma "releitura": Vender não é para QUALQUER UM. É para TODO MUNDO. Mas NINGUÉM sabe como. ALGÚEM precisa acordar.
Basicamente, um vendedor precisa reunir três características:
  • Disciplinado: disciplina vai permitir que ele crie um método próprio para divulgar o que tem a oferecer. O mundo tem novidades a cada dia que podem ser exploradas a qualquer tempo, mas para isso é necessário disciplina para que se possa escolher o que serve, o que interessa e o que será vendido.
  • Evolutivo: Se o mundo tem inúmeras novidades todos os dias, é preciso evoluir com ele. Observar o que tinhamos para oferecer ontem, o que é novo hoje e o que pode vir amanhã. E se preparar!
  • Zeloso: O zelo é manter em segurança aquilo que amamos. Então é simples! basta vender o que gostamos e defendemos.
Infelizmente o mundo "moderno" se tornou descartável. O que compramos hoje não servirá mais amanhã. Quem vende, vende simplesmente o que estão dizendo que vende. Ninguém escolhe vender aquilo em que acredita.
Neste mesmo mundo moderno, "evolução" é simplesmente o "ato de trocar". Não importa se serve. A loja do lado está vendendo carros? Vendamos carros! Hoje eles abriram vendendo celulares? Vamos evoluir. Vendamos celulares!
Ninguém tem tempo para gostar ou preferir. O vizinho já disse o que pode ser "gostado". E ele aprendeu isso com o vizinho dele.
Consequentemente, zelo é outro ítem descartável. Quantos vendedores da Vivo usam celulares da Claro?
Mas vender não é simplesmente o ato de comercializar. Vender é "ofertar". Ao disputar uma vaga de emprego você precisa vender a sua imagem e suas competências. Já parou para pensar que por "modernidade" você pode estar vendendo uma imagem idêntica à de outros milhares? Nesse caso, quais serão as suas chances?
Discipline-se a acreditar em algo, evolua para um estágio mental superior e zele por você.
O resto é negócio!

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